Com a camisa 8, eternizada pelo mítico Breitner, Martínez usará a camisa que recentemente foi de Frings, Karimi, Altintop... |
No último domingo (2), o Bayern recebeu o Stuttgart, na Allianz Arena, em jogo válido pela 2ª rodada da Bundesliga. Harnik, com um golaço, abriu o placar para os visitantes, mas os bávaros mostraram uma força gigantesca e viraram o jogo. Em menos de 30 minutos, o Bayern fez absurdos 6 gols. Outra amostra de força veio do banco de reservas. Lá estava Javi Martínez, contratação mais cara da história do futebol alemão, e que entrou no lugar de Schweinsteiger -de ótima volta, inclusive.
Toques para o lado, um ou outro lançamento digno de nota, alguns desarmes. Ok, não podemos tirar nenhuma conclusão da estréia de Martínez, mas, posso dizer, que se inicia uma nova era na defesa da equipe. Sim, isso mesmo, uma nova era. Podem ser palavras fortes, mas veja as opções defensivas de Heynckes para a temporada: Jerome Boateng, Badstuber, Dante e van Buyten. É muito pouco para uma das principais equipes do mundo.
Javi Martínez chega para mudar o patamar da equipe, que era vista nesses últimos anos como ofensivamente forte, mas defensivamente frágil. Volante de origem, Martínez é qualificado com uma saída de boa invejável e um excelente poder de marcação e posicionamento, o que chamou atenção de Bielsa, que o deslocou para a zaga na última temporada. Além de poder jogar um pouco mais adiantado, usando sua apurada visão de jogo -que proporcionará aos torcedores lançamentos exímios. Uma provável dupla com Dante na zaga, já que Luiz Gustavo vem se mostrando o ideal parceiro de Schweinsteiger, já é vista com grandes olhos pela torcida bávara. Os estratosféricos 40 milhões de euros pagos pelo Bayern ao Athletic pelo jogador ainda terão uma certa repercussão, mas Martínez terá a chance de provar o seu valor. Como ele mesmo disse, o preço pago pelo seu futebol não será uma pressão, e sim, uma motivação.
Enquanto isso em Bilbao...
O Athletic garantiu a permanência de seu principal jogador, Fernando Llorente, ídolo da torcida, mas que já avisou que não irá renovar o contrato com o clube, que acabará em julho de 2013. Um reforço momentâneo, mas que pode ajudar a convencer o jogador a renovar pelo clube. Vale lembrar que a relação com a torcida sempre foi ótima e que o jogador é o atual símbolo da equipe. Ou era, pois a "tensão" vivida nas últimas semanas, com especulações ligando o jogador a Juventus, abalou o status do jogador com a torcida, que chegou a xingar o jogador em um protesto no centro de treinamentos do clube. Bielsa espera que "El Rey León" retorne ao time com gols decisivos e sua técnica costumeira, pois já disse que conta com o jogador e quer tirar o máximo dele. O treinador também comentou a saída de Javi Martínez.
"Perdemos um jogador 'superlativo'" lamentou Bielsa, referindo-se a saída de Javi Martínez e sua importância para a equipe. Apesar da perda, Bielsa completou dizendo que a equipe iniciou a temporada jogando sem o jogador e que pode se acostumar sem ele. Mais um caso de jogador que alega "fome por títulos", justificando uma troca para um clube maior, mas Martínez pode se sentir de dever comprido, já que chegou ao clube com 17 anos, vindo do Osasuna e se consolidou como um dos melhores jogadores do país, se tornando campeão do mundo em 2010 e campeão europeu em 2012.
Para repor as perdas, o Athletic ainda pode contratar jogadores, mesmo com a janela europeia fechada, já que, de acordo com a liga espanhola, o clube que perder um jogador pelo valor de sua multa - no caso se Martínez, 40 milhões - pode repor a saída com jogadores apenas do campeonato espanhol. Com uma ótima geração em mãos, com jogadores como De Marcos, Amorebieta, Ander Herrera, Iturraspe, Susaeta, além dos pilares Llorente, Muniaín, Iraola e Iraizoz, Bielsa tem tudo para dar continuidade ao seu espetacular trabalho no País Basco e superar a perda de seu 'superlativo'.
Nenhum comentário:
Postar um comentário