segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Marinheiros de primeira viagem


Está de volta a melhor competição de clubes do mundo: a UEFA Champions League. Os melhores jogadores do mundo, os melhores times, os melhores técnicos, os melhores estádios... estão todos de volta. Lendo diversos guias, resolvi preparar um. Mas, diferente dos outros, focarei nas equipes que estrearão na competição. Será que podemos ter um novo APOEL?

"SAISON HISTORIQUE" Torcida do Montpellier
comemora o hitórico título nacional da equipe.

Entre as equipes que nunca disputaram a competição, está o Montpellier, que manteve a base que conquistou a Ligue 1 em 2011/12, batendo o milionário PSG. Histórica conquista, para uma equipe que há pouco tempo estava na Ligue 2. O técnico René Girard mantém o 4-2-3-1 que fez sucesso e surpreendeu a França. Entre os pilares da equipe, estão os excepcionais Yanga-Mbiwa, zagueiro, e Belhanda, meia, duas das inúmeras revelações do clube, que, no entanto, não terá o seu homem-gol, Olivier Giroud, que foi para o Arsenal. Uma disputa por classificação com Schalke 04 e Arsenal até pode ser considerada, mas uma vaga na Liga Europa seria ótima para o clube, que ainda precisa adquirir experiência europeia.

Até os próprios torcedores se surpreenderam com o título nacional do Nordsjaelland na Dinamarca. Acostumado a ver o Copenhaguem levantar a taça, o clube surpreendeu o país ao levar o título nacional. Levando em conta que Mikkelsen e Bjelland, os principais destaques da equipe saíram para centros maiores, o clube deverá fazer turismo em Turim, Londres e Donetsk e, se possível, roubar alguns pontos desses times em casa, o que é bem improvável. 

Jogadores comemoram classificação histórica
para a UEFA Champions League
Adquirido pelo xeque Abdullah Bin Nassser Al-Thani em 2009, o Málaga viu o árabe investir muito em reforços para a temporada 2011-12, quando nomes como Santi Cazorla, Toulalan, van Nistelrooy e a jovem pérola Isco chegaram. Um ano depois, mesmo após uma classificação histórica para a Champions, o xeque colocou o clube à venda, após jogadores entrarem na justiça por atrasos de salários e clubes se queixarem de falta de pagamento em transferências. 

Cazorla, craque da equipe na campanha do 4º lugar da Liga BBVA, foi para o Arsenal. O mítico van Nistelrooy, que pouco fez pelo clube, decidiu se aposentou. E Rondón, principal atacante do clube, foi para o Rubin Kazan. Mesmo sem contratar, Manuel Pellegrini, técnico da equipe, aproveitou o que restou de seu elenco para classificar o clube para a fase de grupos, atuando bem durante as duas partidas contra o Panathinaikos. Já no campeonato nacional, o clube tem um dos seus melhores inícios, ocupando a segunda colocação, atrás apenas do Barcelona de Lionel Messi, que venceu todas as suas partidas.

Com apenas Juamni (20 anos) e Fabrice (16 anos) como opções ofensivas, Pellegrini foi as compras. Saviola e Roque Santa Cruz, que seriam ótimos reforços há uma década atrás, chegaram de graça no último dia da janela, dando um acréscimo valioso ao elenco. O primeiro, inclusive, já marcou no último sábado, em vitória diante do Levante, por 3 a 1.

No papel, a equipe não ficou esse desastre todo que parecia estar durante a janela de verão. Bons jogadores como Toulalan, Isco e Joaquim, ficaram na equipe, mesmo com assédio de cubes maiores. Olhando para o elenco e para as últimas escalações, a equipe seria formada para a sua estréia contra o Zenit, em casa, com: Caballero; Gámez, Demichelis, Weligton, Monreal; Camacho, Toulalan; Eliseu, Isco (Julio Baptista), Joaquim; Saviola. Sem dúvida, bons e experientes nomes, que podem surpreender Milan e Zenit na busca por uma vaga no grupo B.

E para não perder a oportunidade, meu palpite para ganhar o título da competição vai para o...

...Bayern.

Após bater na trave em duas oportunidades nos últimos três anos -uma delas em casa-, o Bayern está prevenido, tendo agora bons substitutos em todas as posições. A falta de opções que Jupp Heynckes encontrou quando olhou para o banco na temporada passada está resolvida e, hoje, o Bayern possui um dos três melhores elencos do mundo. Mandzukic e Pizarro, por exemplo, chegam para fazer sombra no artilheiro Mário Gomez, que se contundiu. Dante já chegou tomando conta da zaga e Javi Martínez chega a peso de ouro, podendo atuar em altíssimo nível em diversas posições, principalmente na zaga e na volância. Todos esses nomes, aliados à jogadores de nível mundial como Ribéry, Robben, Schweinsteier, Kroos, Lahm, Neuer, Mário Gomez e Müller, devem transformar o Bayern em uma equipe mais madura e preparada para chegar a Londres em Maio de 2013 e levantar sua quinta taça da maior competição do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário