Swansea
Com duas vitórias, 8 gols marcados e nenhum sofrido em dois jogos disputados, o Swansea City desponta como o principal candidato a se infiltrar entre os grandes da Premier League, assim como aconteceu com o Newcastle na última temporada. A filosofia implantada no clube por Brendan Rodgers nas últimas temporadas, foi mantida pelo lendário Michael Laudrup e, aliada a um bom mercado, faz com que a equipe se destaque nas rodadas iniciais do campeonato, mesmo que ainda não tenha enfrentado nenhum equipe candidata ao título. Alguns jogadores interessantes chegaram, vindos, principalmente, da Espanha, como os meias Michu e de Guzmán e o zagueiro Chico. Em transferência recorde, o clube também foi atrás do volante coreano Ki Sung-Yueng, um dos destaques do atual campeão escocês Celtic.
Importante também, foi a manutenção das principais peças da equipe, apesar das perdas de Sinclair e Allen, que foram para Manchester City e Liverpool, respectivamente, os pilares da equipe permaneceram em Galês, como os ótimos Vorm, Williams, Britton e Graham, sem contar os ótimos wingers Dyer e Routledge. Dizer que o Swansea vai brigar por titulo ou por uma vaga na Champions League é ser muito oportunista, mas se a equipe treinada por Laudrup não tropeçar nas equipes menores -como está fazendo- e conseguir arrancar pontos dos grandes, pode, tranquilamente, beliscar uma vaga na Europa League.
Hazard
O inicio fantástico do Chelsea na Premier League se deve, principalmente, ao meia belga Eden Hazard. Líder da competição em assistências, com 6, Hazard justifica cada vez mais cada centavo dos mais de 40 milhões de Euros gastos em sua contratação com lindos dribles, passes desconcertantes e muita visão de jogo. Desejado pelos maiores clubes da Europa, Hazard parece ter feito a escolha certa, já que teve entrosamento instantâneo com os companheiros, principalmente os espanhóis Fernando Torres e Juan Mata. Méritos também para Di Matteo, que deu liberdade para o meia circular e armar livre pelos 3/4 do campo, incomodando muito os zagueiros e volantes adversários. Eleito por duas vezes consecutivas o craque da Ligue 1, Hazard desponta como um dos melhores jogadores da Europa nesse inicio de temporada pelos blues, que ainda vêem um Fernando Torres voltar à forma antiga.
Sahin
Depois de uma longa novela, Nuri Sahin acertou com um clube inglês. E não foi com o Arsenal, desejo declarado do jogador, mas sim, com o Liverpool, onde Mourinho desejava que o jogador jogasse emprestado. Craque do Borussia Dortmund no título alemão de 2010/2011, Sahin não se deu muito bem no Real, onde se lesionou e não conseguiu uma boa sequência para tentar fazer sombra sobre os volantes titulares Khedira e Xabi Alonso. No Liverpool, o meia deve jogar livre para armar, mas com obrigações defensivas, como fazia no Dortmund, além de sempre levar perigo nas bolas paradas. Para ser mais exato, o turco deve formar uma linha de 3 no 4-3-1-2 de Brendan Rodgers, junto com Lucas e Allen/Adam, podendo se adiantar para formar uma linha de 3 meias, com Gerrard e Suárez. Enfim, é uma boa solução para todos os envolvidos. Para o Real, que pode aproveita-lo se o jogador for bem em seu empréstimo aos Reds, para o Liverpool, que ganha um jogador de potencial gigantesco e para o jogador, que pode ajudar a erguer um gigante adormecido.
Ronaldinho
Que golaço do R10! Por um momento, Ronaldinho chegou a decidir um clássico duro e pegado nos últimos momentos e com uma jogada de gênio, como se acostumou a fazer no Barcelona. Ainda que Matheus tenha empatado a partida para o Cruzeiro, Ronaldinho parece ter reconquistado a confiança e finalmente voltou a jogar bem. É claro que não vai jogar o futebol que jogava há 6, 7 anos, mas o meia vem sendo fundamental no esquema do técnico Cuca. Será crucial tanto para ele, como para o Atlético, que o ex-craque mantenha o bom nível para o segundo turno não só para que o Atlético se mantenha na ponta, mas para que a estrela de Ronaldinho volte a brilhar.
Fiorentina
Com dois gols do capitão e ídolo Jovetic, a Fiorentina venceu a forte e -mais uma vez- renovada Udinese, colocando em prática o novo projeto da diretoria de voltar a competições europeias. Com a maioria das suas várias contratações em campo, destaque para o meia Borja Valero, ex-Villarreal, que acertou mais de 90% dos passes que tentou na partida. E não parou por aí: apesar de já ter contratado nomes como Matias Fernández, Gonzalo Rodríguez, Alberto Aquilani, El Hamdoui, Juan Cuadrado, Emilio Viviano, David Pizarro e o já citado Borja Valero, a equipe está atrás de um atacante, que pode ser Berbatov, encostado no Manchester United ou Negredo, destaque absoluto do Sevilla. Ambos os atacantes seriam excelentes reforços, mas o interesse neles pode ser um sinal de que Jovetic esteja de saída, o que não seria nada bom, já que ele é o principal jogador da equipe. É bom ficar de olho na equipe de Florença, que deve ter a concorrência de Napoli, Roma, Milan, Udinese e Inter por vagas na Europa para a próxima temporada.
*Entramos na última semana da janela de transferências de verão na Europa. Fiquem atentos aos impasses que envolve os jogadores do Athletic Bilbao -Javi Martínez e Llorente- e o meia do Tottenham Modric, que deve ir para o Real Madrid, tirando espaço de Kaká,que é fortemente especulado no Milan. Com os times esperando até a última hora para ajeitarem seus elencos, não deixem de acompanhar o último dia da janela, que sempre conta com muitas negociações de última hora, surpresas e polêmicas.