segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Lendas: Fritz Walter




Fritz Walter nasceu em Kaiserslautern , no dia 31 de Outubro de 1920 . Seu nome de batismo era Friedrich Walter , mas era conhecido como Fritz Walter . Começou a jogar futebol aos 8 anos , nas categorias de bade do FC Kaiserslautern e com 17 já figurava entre os titulares da equipe profissional . Aos 19 anos , era considerado um dos melhores jogadores do país e chamou a atenção do mítico técnico Sepp Herberger , que o convocou para uma partida contra a Romênia , A Alemanha venceu por 9 a 3 e Fritz Walter marcou um hat-trick .

Porém um acontecimento fez com que a carreira não só de Fritz Walter, mas de vários jogadores talentosos, tivesse uma pausa indeterminada . A Segunda Guerra Mundial.

Prisioneiro de Guerra

Recrutado em 1942 , foi enviado ao front oriental , onde foi preso pelos soviéticos , mas teve sorte , ao contrário de tantos outros , em voltar para a casa e para o futebol em 1945. Depois disso , Herberger montou uma nova seleção ,que seria reintegrada as competições internacionais em 1950. Em 1951 Fritz Walter já era capitão da Nationalelf . Neste mesmo ano , o Kaiserslautern foi campeão alemão , feito que seria repetido dois anos mais tarde . Em ambas as conquistas Fritz Walter foi capitão e principal destaque da equipe .

O Milagre de Berna

Herberger conseguiu montar um bom time para a Copa do Mundo de 1954 , mas havia dúvidas se era possível vencer a seleção Húngara de Ferenc Puskás , favorita ao título e considerada um dos melhores times da história do futebol , que era comandada por Gusztáv Sebes .

De fato , na primeira fase , a Hungria goleou a Alemanha por 8 a 3 . Porém , tudo não passava de uma estratégia do técnico Sepp Herberger , que sabendo que não venceria a equipe de Puskás , levou uma equipe reserva para o campo e usou o jogo para observar os defeitos dos húngaros . Na final , veio a revanche . Com o Estádio Wankdorf lotado , a equipe de Puskás saiu na frente e abriu 2 a 0. Mas o milagre ainda estava por vir . A Alemanha contando com o talento de Fritz Walter , entre outros , empatou ainda no primeiro tempo e aos 39 do segundo tempo Helmut Rahn definiu o placar: 3 a 2 . Walter tornou-se o primeiro alemão a levantar a Jules Rimet. Esse feito ficou conhecido como o milagre de Berna , uma das maiores viradas da história das Copas do Mundo.

Legado

Fritz se aposentou da seleção na Copa do Mundo de 1958 , na Suécia , quando sofreu uma séria lesão na semifinal , quando a Nationaelf perdeu para os donos da casa , O jogador Aposentou-se definitivamente do Futebol um ano seguinte , depois de uma grande e vitoriosa carreira .

Walter permaneceu por mais de 30 anos no Kaiserslautern e nunca se deixou seduzir pelas milionárias propostas que Nancy e Atlético de Madrid fizeram pelo seu futebol. Walter é considerado o maior ídolo da história do clube , sendo o jogador que mais partidas disputou e mais gols marcou pelo clube. Pela seleção , Walter jogou 61 vezes e marcou 33 gols , sendo considerado um dos melhores jogadores da história do futebol alemão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário