Muniain é diversas vezes comparado com Messi pela imprensa espanhola. |
Foi com 19 anos e 20 dias, na partida contra o Getafe, que Iker Muniaín completou 100 jogos como profissional no Athletic Bilbao. Marca excepcional e inédita no futebol espanhol.
Iker superou mitos como Raúl, que completou 100 partidas com o Real Madrid sendo 5 meses maior que Muniaín, e Messi que completou 100 partidas oficiais com o Barcelona tendo 2 anos a mais.
O recorde pertencia a Bojan, da Roma, na época no Barça, que tinha 19 anos e 85 dias. E é exatamente em Bojan que Muniaín não deve se espelhar, Bojan até se tornou um bom jogador, e pode até vir a se tornar um craque, mas prometia muito mais, para um garoto que fez mais de 500 gols na base do Barcelona, e era tratado como o novo Messi.
Muniaín é uma das maiores promessas do país campeão do Mundo em 2010 e tende a evoluir cada vez mais no Athletic. Atuando como meia ou como ponta (winger), Muniaín se tornou protagonista da equipe na atual temporada, e pode ajudar o Athletic a se classificar para a Champions, se Llorente e Javi Martínez voltarem a apresentar grande futebol, e a seguir fazendo grande campanha na Europa League, onde foi um dos destaques da fase de grupos.
Recentemente, Muniaín quebrou alguns outros recordes: É o jogador mais jovem a atuar em toda a história do Athletic, com 16 anos, sete meses e 11 dias, uma semana depois, Muniaín se tornou o jogador mais jovem a marcar um gol pela equipe em toda a sua história, com 16 anos, sete meses e 18 dias. Muniaín ainda é o jogador que atuou mais jovem pelo Athletic no Campeonato Espanhol e também o mais jovem a marcar pelo time em La Liga. O recorde de jogador mais jovem a marcar pela Liga também pertence a Muniaín, com 16 anos e 289 dias.
Muniaín é fruto das categorias de base do Athletic, um dos clubes mais tradicionais da Espanha, com oito títulos do campeonato espanhol e mais 22 da Copa del Rey. O clube exerce uma politica muito polêmica, ao aceitar só jogadores nascidos no País Basco, ou com ascendência Basca. E que parece dar resultado, pois o clube nunca caiu para a segunda divisão espanhola e quase sempre permanece na parte de cima da tabela, além de ser um dos clubes que mais servem as seleções de base da Espanha.
Vale lembrar também, que gigantes como Real Madrid, Barcelona, Liverpool e Juventus já demonstraram interesse no jovem valor e se continuar assim, Muniaín tende a quebrar mais recordes e futuramente, ser considerado um ícone da geração que mais promete no futebol mundial.
Curtas:
A partir de hoje, farei em todas as segundas-feiras, um resumo do que rolou de mais importante no futebol europeu, mas sempre mantendo um tema principal, como o texto acima sobre Iker Muniain.
- Continuando na Espanha: O Real Madrid goleou o Granada e abriu 5 pontos de vantagem sobre o Barcelona, que ficou no empate com o Espanyol, que soube jogar contra o Barcelona, que parecia sonolento. Destaque também para o Villarreal, que parece voltar aos trilhos, sobre o comando de José Molina, aposta da diretoria, que veio do time B da equipe. Destaque negativo para a quantidade de 0 a 0 na rodada, foram 4.
- Na Itália, o Milan teve um penalti polêmico marcado ao seu favor, mas soube controlar a Atalanta fora de casa e contou com, mais uma vez, uma ótima atuação de Ibrahimovic, veremos contra o Arsenal. Quem continuou invicta foi a Juventus, que venceu com o placar mínimo, o Lecce, por 1 a 0, gol de Matri. A Roma voltou a demonstrar um belo futebol e derrotou o Chievo, com dois gols de Totti, que não marcava, havia sete meses. Com golaço de Cavani, Napoli venceu o Palermo fora de casa por 3 a 1 e voltou a mostrar que, jogando como na Champions, pode tranquilamente brigar pelo título do Calcio. Jovetic voltou a demonstrar bom futebol, ao marcar dois gols nos 3 a 0 da Fiorentina contra o Gênio, o montenegrino está cada vez mais provando que Florença está ficando pequena para tanto talento.
- Na Inglaterra, não houve rodada da Premier League, mas houve rodada pela quinta fase da F.A Cup, o torneio mais velho do mundo, e um dos mais tradicionais também. Os grandes não decepcionaram. Liverpool goleou o Oldham, da terceirona inglesa, com direito a gol de Steven Gerrard. No domingo tivemos o clássico de Manchester (mais um!), no qual City e United protagonizaram um jogaço, com direito a volta da Lenda Paul Scholes e expulsão injusta. Rooney, duas vezes e Welbeck, deram um gostinho de que os 6 a 1 seriam vingados, mas mesmo com um a menos, o City foi pra cima e quase empatou o jogo, fazendo dois gols, com Kolarov e Agüero. Para o United fica um gosto amargo de vencer roubado (expulsão de Kompany mudou o jogo) e para o City fica a tranquilidade de ter um dos melhores elencos do mundo, que com um time misto bate de frente com o maior rival. O Chelsea venceu o Pompey, por 4 a 0, com dois gols de Ramires e duas assistências de Torres. Para completar a rodada, Arsenal pode ter a volta de Thienry Henry, contra o tradicional Leeds United, amanhã.
Abraços e até a semana que vem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário