- Lyon 1 x 0 APOEL
A equipe cipriota foi para a França com um objetivo: perder de pouco. E conseguiu.
Mesmo tendo 18 finalizações e maior posse de bola, os franceses tiveram muitas dificuldades para encontrar um gol, que só acabou saindo no final do segundo tempo, com o bom Lacazette. Após o gol do Lyon, o APOEL decidiu arriscar e deu o seu primeiro chute a gol na partida, já no finalzinho do jogo. Mas ficou por isso mesmo. Jogo totalmente aberto para a volta, que acontece no dia 6 de março. O Lyon, sabe que deveria ter ganho de mais, e o APOEL está feliz por ter perdido de pouco.
- Bayer Leverkusen 1 x 3 Barcelona
Apesar de ser facilmente derrotado pelo Barcelona, o Leverkusen equilibrou a partida em alguns momentos e ameaçou até virar. Mas ficou no quase, até porque o Barça tem Messi. Que deu lindo toque para Alexis Sánchez abrir o placar na BayArena. Minutos depois, os aspirinas deram sinais de vida e em boa jogada de Castro, Kadlec empatou para os alemães, 1 a 1. Depois disso, o time alemão sentiu o bom momento e foi pra cima, levando perigo ao gol catalão. Porém, Fàbregas, jogando à Xavi, deu toque sensacional para Alexis Sánchez marcar seu segundo gol na partida e o segundo do Barça, 2 a 1. Estava faltando o dele, e Messi completou cruzamento de jogada que ele mesmo começou, 3 a 1 e classificação encaminhada para os blaugranas, que voltaram a viver uma boa fase.
- Zenit 3 x 2 Benfica
Há 3 meses, o Zenit jogava a sua última partida. Curiosamente, pela Champions League, na última rodada da fase de grupos, empatando sem gols com o Porto, arquirrival do Benfica. O time luso, vinha de ótima fase, invicto na Champions e voando pelo campeonato português. Mas falhou no setor defensivo e esbarrou na temperatura negativa do Leste Europeu. Apesar de começar na frente, com Maxi Pereira, que fez 1 a 0. A equipe russa, empatou ainda no primeiro tempo, com Shirokov. E virou no segundo tempo, em jogada espetacular envolvendo Bystrov, Kerzhakov e Semak, que virou para a equipe de São Petersburgo. O empate do Benfica, veio com o artilheiro Oscar Cardozo, aos 42. Mas um minuto depois, Shirokov marcou de novo e deixou a equipe russa com ligeira vantagem, mas totalmente reversível pelo Benfica, que joga a volta no Estádio da Luz.
- Milan 4 x 0 Arsenal
O Arsenal foi humilhado, surrado, massacrado pelo Milan no San Siro. Mas calma, foi só 4 a 0? Mas os Gunners praticamente não passaram do meio campo e só ameaçaram o gol de Abbiati, em duas tentativas de Van Persie. O Milan, deu um banho tático e teve, um Robinho inspirado e um Ibrahimovic avassalador, autor de 2 assistências e um gol, de pênalti. Outro que foi bem pelo Milan foi Kevin Prince Boateng, que tem sido fantástico desde que chegou a Milão, e vem colecionando golaço atrás de golaço. A partida também contou com a despedida de Henry, que viu seu empréstimo de três meses terminar e foi obrigado à voltar para o NY Red Bulls. O Arsenal está praticamente eliminado, mas o futebol é o futebol, como diria o velho clichê.
- CSKA Moscow 1 x 1 Real Madrid
Como o Zenit, o CSKA não jogava há mais de 2 meses, e tinha a seu favor o frio e um Luzhniki lotado. Mas saiu em desvantagem logo no primeiro tempo, quando Cristiano Ronaldo marcou, 1 a 0. No restante da partida o Real dominou, mas não marcou. E foi só o CSKA explorar as jogadas aéreas, ponto fraco do Real na temporada, que o gol de empate saiu. Após confusão na área, provocada por cruzamento de Dzagoev, Wernbloom empatou a partida. Apesar do empate, o Real deve golear na volta.
Com um San Paolo lotado e empolgado, o Napoli massacrou o Chelsea e abriu vantagem para ficar com a vaga. A vantagem foi garantida pelo trio infernal, Hamsik, Cavani e Lavezzi. Este último, que foi o melhor da partida, e com dois gols, praticamente eliminou o Chelsea da competição. O time inglês, que tem seu técnico, André Villas Boas, muito ameaçado, falhou demais na defesa, e tem em seu principal jogador, Mata, uma dependência muito grande. A vantagem é reversível, mas pelo o que vem jogando, é mais fácil termos mais uma vitória italiana em Stamford Bridge.
- Basel 1 x 0 Bayern Munique
Em má fase na Bundesliga, o Bayern viu seu meio campo ruir sem Schweinsteiger e, sem criação alguma, desperdiçou as poucas chances que teve, esbarrando em noite inspirada de Sommer. Lá atrás, Manuel Neuer evitou que o clube suíco abrisse o placar diversas vezes, mas não evitou o gol de Stocker, que apenas provou a superioridade do Basel na partida. Para a partida de volta, o Bayern deve ter a volta de Bastian e, principalmente, joga na Allianz Arena, onde não costuma perder.
- Olympique de Marseille 1 x 0 Internazionale
O Marseille jogou mal, mas nos acréscimos provou que a Inter está numa fase daquelas. Durante o jogo todo, a Inter foi melhor e até criou algumas chances. A escalação do Inter, foi bem contestada. Ranieri optou por entrar com Zaráte e Forlán, deixando Pazzini e Milito no banco. Apesar de mal no jogo, o Olympique não desistiu e no final do jogo montou uma blitz sobre a área do time de Milão. E deu certo, já nos acréscimos André Ayew cabeceou sem nenhuma chance para Julio César, que até fez algumas defesa durante o jogo, mas não evitou o gol do ganês, filho de Abedi Pelé.
Enquanto isso, na Europa League...
A fase de 16 avos da UEFA Europa League teve confrontos emocionantes e alguns até surpreendentes. O Athletic venceu o Lokomotiv por 1 a 0 e se classificou em um jogo emocionante, com gol de Muniaín. O AZ deu demonstração de força ao eliminar o Anderlecht, que foi a melhor equipe da fase de grupos da competição. O City bateu o Porto, por 4 a 0 na Inglaterra. O Ajax, apesar de vencer fora de casa, foi eliminado pelo Manchester United. E o Metalist, goleando o Red Bull Salzburg, dentro e fora de casa.
Os confrontos das Oitavas, colocou frente a frente, dois dos clubes mais tradicionais do mundo, na minha opinião: O Athletic de Bilbao e o Manchester United. Outros ótimos confrontos como Twente e Schalke, Valencia e PSV, AZ Alkmaar e Udinese. Além do Sporting, que pega o City.
Veja todos os confrontos das oitavas de final da competição:
- Metalist x Olympiacos
- Sporting Lisboa x Manchester City
- Twente x Schalke 04
- Standard Liège x Hannover 96
- Valencia x PSV Eindhoven
- AZ Alkmaar x Udinese
- Atlético de Madrid x Beşiktaş
- Manchester United x Athletic Bilbao
*Os palpites em negrito