sábado, 25 de fevereiro de 2012

Pitacos sobre as partidas de ida das oitavas de final da Champions League

Nesta quarta-feira, se encerraram as partidas de ida das oitavas de final da Uefa Champions League. Com destaques para humilhações italianas e vitórias francesas. O resumo dos jogos, abaixo:

- Lyon 1 x 0 APOEL

A equipe cipriota foi para a França com um objetivo: perder de pouco. E conseguiu.
Mesmo tendo 18 finalizações e maior posse de bola, os franceses tiveram muitas dificuldades para encontrar um gol, que só acabou saindo no final do segundo tempo, com o bom Lacazette. Após o gol do Lyon, o APOEL decidiu arriscar e deu o seu primeiro chute a gol na partida, já no finalzinho do jogo. Mas ficou por isso mesmo. Jogo totalmente aberto para a volta, que acontece no dia 6 de março. O Lyon, sabe que deveria ter ganho de mais, e o APOEL está feliz por ter perdido de pouco.

- Bayer Leverkusen 1 x 3 Barcelona

Apesar de ser facilmente derrotado pelo Barcelona, o Leverkusen equilibrou a partida em alguns momentos e ameaçou até virar. Mas ficou no quase, até porque o Barça tem Messi. Que deu lindo toque para Alexis Sánchez abrir o placar na BayArena. Minutos depois, os aspirinas deram sinais de vida e em boa jogada de Castro, Kadlec empatou para os alemães, 1 a 1. Depois disso, o time alemão sentiu o bom momento e foi pra cima, levando perigo ao gol catalão. Porém, Fàbregas, jogando à Xavi, deu toque sensacional para Alexis Sánchez marcar seu segundo gol na partida e o segundo do Barça, 2 a 1. Estava faltando o dele, e Messi completou cruzamento de jogada que ele mesmo começou, 3 a 1 e classificação encaminhada para os blaugranas, que voltaram a viver uma boa fase.

- Zenit 3 x 2 Benfica

Há 3 meses, o Zenit jogava a sua última partida. Curiosamente, pela Champions League, na última rodada da fase de grupos, empatando sem gols com o Porto, arquirrival do Benfica. O time luso, vinha de ótima fase, invicto na Champions e voando pelo campeonato português. Mas falhou no setor defensivo e esbarrou na temperatura negativa do Leste Europeu. Apesar de começar na frente, com Maxi Pereira, que fez 1 a 0. A equipe russa, empatou ainda no primeiro tempo, com Shirokov. E virou no segundo tempo, em jogada espetacular envolvendo Bystrov, Kerzhakov e Semak, que virou para a equipe de São Petersburgo. O empate do Benfica, veio com o artilheiro Oscar Cardozo, aos 42. Mas um minuto depois, Shirokov marcou de novo e deixou a equipe russa com ligeira vantagem, mas totalmente reversível pelo Benfica, que joga a volta no Estádio da Luz.

- Milan 4 x 0 Arsenal

O Arsenal foi humilhado, surrado, massacrado pelo Milan no San Siro. Mas calma, foi só 4 a 0? Mas os Gunners praticamente não passaram do meio campo e só ameaçaram o gol de Abbiati, em duas tentativas de Van Persie. O Milan, deu um banho tático e teve, um Robinho inspirado e um Ibrahimovic avassalador, autor de 2 assistências e um gol, de pênalti. Outro que foi bem pelo Milan foi Kevin Prince Boateng, que tem sido fantástico desde que chegou a Milão, e vem colecionando golaço atrás de golaço. A partida também contou com a despedida de Henry, que viu seu empréstimo de três meses terminar e foi obrigado à voltar para o NY Red Bulls. O Arsenal está praticamente eliminado, mas o futebol é o futebol, como diria o velho clichê.

- CSKA Moscow 1 x 1 Real Madrid

Como o Zenit, o CSKA não jogava há mais de 2 meses, e tinha a seu favor o frio e um Luzhniki lotado. Mas saiu em desvantagem logo no primeiro tempo, quando Cristiano Ronaldo marcou, 1 a 0. No restante da partida o Real dominou, mas não marcou. E foi só o CSKA explorar as jogadas aéreas, ponto fraco do Real na temporada, que o gol de empate saiu. Após confusão na área, provocada por cruzamento de Dzagoev, Wernbloom empatou a partida. Apesar do empate, o Real deve golear na volta.

- Napoli 3 x 1 Chelsea

Com um San Paolo lotado e empolgado, o Napoli massacrou o Chelsea e abriu vantagem para ficar com a vaga. A vantagem foi garantida pelo trio infernal, Hamsik, Cavani e Lavezzi. Este último, que foi o melhor da partida, e com dois gols, praticamente eliminou o Chelsea da competição. O time inglês, que tem seu técnico, André Villas Boas, muito ameaçado, falhou demais na defesa, e tem em seu principal jogador, Mata, uma dependência muito grande. A vantagem é reversível, mas pelo o que vem jogando, é mais fácil termos mais uma vitória italiana em Stamford Bridge.

- Basel 1 x 0 Bayern Munique

Em má fase na Bundesliga, o Bayern viu seu meio campo ruir sem Schweinsteiger e, sem criação alguma, desperdiçou as poucas chances que teve, esbarrando em noite inspirada de Sommer. Lá atrás, Manuel Neuer evitou que o clube suíco abrisse o placar diversas vezes, mas não evitou o gol de Stocker, que apenas provou a superioridade do Basel na partida. Para a partida de volta, o Bayern deve ter a volta de Bastian e, principalmente, joga na Allianz Arena, onde não costuma perder.

- Olympique de Marseille 1 x 0 Internazionale

O Marseille jogou mal, mas nos acréscimos provou que a Inter está numa fase daquelas. Durante o jogo todo, a Inter foi melhor e até criou algumas chances. A escalação do Inter, foi bem contestada. Ranieri optou por entrar com Zaráte e Forlán, deixando Pazzini e Milito no banco. Apesar de mal no jogo, o Olympique não desistiu e no final do jogo montou uma blitz sobre a área do time de Milão. E deu certo, já nos acréscimos André Ayew cabeceou sem nenhuma chance para Julio César, que até fez algumas defesa durante o jogo, mas não evitou o gol do ganês, filho de Abedi Pelé.

Enquanto isso, na Europa League...

A fase de 16 avos da UEFA Europa League teve confrontos emocionantes e alguns até surpreendentes. O Athletic venceu o Lokomotiv por 1 a 0 e se classificou em um jogo emocionante, com gol de Muniaín. O AZ deu demonstração de força ao eliminar o Anderlecht, que foi a melhor equipe da fase de grupos da competição. O City bateu o Porto, por 4 a 0 na Inglaterra. O Ajax, apesar de vencer fora de casa, foi eliminado pelo Manchester United. E o Metalist, goleando o Red Bull Salzburg, dentro e fora de casa.

Os confrontos das Oitavas, colocou frente a frente, dois dos clubes mais tradicionais do mundo, na minha opinião: O Athletic de Bilbao e o Manchester United. Outros ótimos confrontos como Twente e Schalke, Valencia e PSV, AZ Alkmaar e Udinese. Além do Sporting, que pega o City.

Veja todos os confrontos das oitavas de final da competição:

- Metalist x Olympiacos
- Sporting Lisboa x Manchester City
- Twente x Schalke 04
- Standard Liège x Hannover 96
- Valencia x PSV Eindhoven
- AZ Alkmaar x Udinese
- Atlético de Madrid x Beşiktaş
- Manchester United x Athletic Bilbao

*Os palpites em negrito

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Prévia das oitavas de final da UEFA Champions League - semana 2

Cristiano Ronaldo e Kaká (Getty Images)

CSKA Moscow x Real Madrid (21/02 - 14:45)
Volta: 14/03 - 16:45


A segunda melhor equipe do mundo visita o CSKA, no rigoroso inverno russo, mas pode se dar bem, pois a ex-equipe de Vágner Love está a quase 3 meses sem jogar, devido a paralisação de inverno do campeonato russo. Na fase de grupos, o time de Mourinho teve a melhor campanha da história da competição, com 100% de aproveitamento. Já o CSKA, teve dificuldades para se classificar em segundo lugar num grupo que contava com Lille, Olympique de Marseille e Trabzonspor. Os destaques dos times, Cristiano Ronaldo, e , Doumbia, são artilheiros de suas ligas, a espanhola e a russa, respectivamente. Porém, o Real conta com jogadores de nível mundial e que estão em grande fase, como Di María, Benzema e Özil. Outros jogadores, como Kaká e Híguain, podem sair do banco e decidir partidas. Com a fase recente fantástica que vive o Real Madrid, resta ao CSKA, tentar um bom resultado em casa, e não apanhar de tão feio em Madrid.

Napoli x Chelsea (21/02 - 17:45)
Volta: 14/03 - 16:45

Embalados por Cavani, a torcida Napolitana lotará o estádio San Paolo, que receberá recorde de renda, e promete empurrar o time contra o Chelsea. Em má fase, a equipe londrina não consegue embalar na Premier League, e seu treinador, André Villas-Boas, está cada vez mais pressionado no cargo. Já a equipe de Cavani e cia, vem tentando a recuperação no Calcio, mas, diferente do Chelsea, está em boa fase técnica e é favorito para o encontro. Os destaques do Napoli, estão no ataque. O trio Cavani, Hamsik e Lavezzi, costuma se dar muito bem e tem muita velocidade nos contra-ataques, ponto fraco do Chelsea na temporada. Os destaques do Chelsea também estão no ataque, já que o resto do time não vem muito bem, Mata e Sturridge estão cada vez mais entrosados. Diferente de Fernando Torres, que deve voltar ao banco nesta terça-feira. Para vencer o Chelsea, o Napoli deve apostar muito nos contra-ataques, já que a equipe londrina, na atual temporada, costuma atuar com a linha defensiva adiantada, o que facilitaria para o trio de ataque napolitano, explorar a velocidade. Já o Chelsea, deve ter no entrosamento entre Mata e Sturridge,  seu ponto forte para sair vitorioso da Itália.


Basel x Bayern Munique (22/02 - 17:45)
Volta: 13/03 - 16:45

Em má fase na Bundesliga, o Bayern não deve encontrar dificuldades para vencer o Basel. O centro das atenções, estará em Xherdan Shaqiri, que acertou com a equipe bávara para a próxima temporada. Os destaques da equipe suíça, são Shaqiri, Frei e Streller, que ajudaram muito a eliminar o Manchester United na fase de grupos. Já os destaques bávaros na competição, são Toni Kroos, Mario Gomez e Ribéry, que foram muito bem na fase de grupos. Com Robben tentando se firmar na equipe após as lesões, os bávaros não devem ter dificuldades para bater o Basel, mas devem estar mais atentos ao setor de criação, que voltou a ser nulo nas últimas rodadas da Bundesliga, custando a liderança da competição a equipe.

Olympique de Marseille x Internazionale (22/02 - 17:45)
Volta: 13/03 - 16:45

Terrível. Essa pode ser a palavra que define a temporada da Internazionale, que, em seu último jogo no Calcio, foi goleado em casa pelo Bologna: 3 a 0. Longe dos líderes na Ligue 1, o Marseille mostro poder de decisão ao se classificar no último minuto contra o Borussia Dortmund. Mas não terá o seu destaque na temporada, o atacante Rémy. Com o atacante fora, quem deve estar nos holofotes é o meia André Ayew, que fez boa CAN. A Inter, se quiser passar a próxima fase, tem que recuperar urgentemente Sneijder, que foi nulo na temporada até agora. O confronto pode ser bom exatamente pelas más fases das equipes, que devem dar tudo para se classificar para a próxima fase.



sábado, 18 de fevereiro de 2012

VÍDEO: As 132 assistências de Xavi pelo Barcelona


Xavi é um jogador sensacional, considerado por muitos, um dos melhores meias da história. Ídolo da torcida blaugrana, o meia sempre se destacou por seu toque de bola e por suas várias assistências. No vídeo abaixo, todas elas pelo Barcelona até dezembro de 2011. Com destaque para assistências para gols antológicos, como o de Messi contra o Getafe, em 2007; e para a bicicleta de Ronaldinho Gáucho contra o Villarreal.


Quem mais recebeu


1) Messi - 25
2) Saviola - 13
3) Eto'o - 11
4) Henry - 8
5) Marquez - 6
6) Pedro - 6
7) Kluivert - 5
8) Bojan - 5
9) Pique - 5
10) Ronaldinho - 4
11) David Villa - 4
12) Giuly - 3
13) Busquets - 3
14) Keita 3
15) Overmars - 2
16) Luis Enrique - 2
17) Deco - 2
18) Gudjohnsen - 2
19) Dani Alves - 2
20) Puyol - 2
21) Ibrahimovic - 2
22) Alexis - 2
23) Rivaldo - 1
24) Rochenback - 1
25) Dani - 1
26) Gerard - 1
27) Cocu - 1
28) Giovanni van Bronckhorst - 1
29) Gol contra. - 1
30) Luis Garcia - 1
31) Larsson - 1
32) Van Bommel - 1
33) Milito - 1
34) Jeffren - 1
35) Iniesta - 1
36) Thiago - 1
37) Cesc - 1

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Prévia das oitavas de final da UEFA Champions League - Semana 1

Barcelona, o atual campeão, enfrenta o Bayer Leverkusen.

Olympique Lyon x APOEL (14/02 - 17:45)
Volta: 07/03 - 16:45
Na fase de grupos: Lyon (2V, 2E, 2D) - APOEL(2V, 3E, 1D)
Destaques do Lyon: Gomis e Lisandro López
Destaques do APOEL: Constantinos Charalambidis, Gustavo Manduca e Aílton
Palpite: Lyon 3 x 1 APOEL e APOEL 2 x 2 Lyon - Lyon passa

Após o sorteio que definiu as oitavas de final da Liga dos Campeões, muitas pessoas afirmaram que o Lyon teve sorte ao pegar o APOEL. Mas, apesar da equipe francesa ter claramente um time mais qualificado, é preciso tomar cuidado com a equipe cipriota, que mostrou muita qualidade defensiva e entrosamento ao deixar para trás adversários como Shakhtar Donetsk, Porto e Zenit. O time de Nicósia tem a defesa como seu principal destaque e jogadores como os brasileiros Aílton e Gustavo Manduca e o ídolo nacional Charalambidis, costumam ser decisivos. Já no Lyon, que terminou a fase de grupos como um dos melhores ataques da competição -muito por conta da polêmica goleada sobre o Dinamo Zagreb, por 6 a 1-, conta com jogadores renomados, como Lisandro López, Gomis, Gourcuff, Michel Bastos e Lloris e outras gratas surpresas, como o jovem atacante Lacazette, o zagueiro Lovren e o meia Grenier.


Bayer Leverkusen x FC Barcelona (14/02 - 17:45)
Volta: 07/03 - 16:45
Na fase de grupos: Bayer Leverkusen (3V, 1E, 2D) - Barcelona (5V, 1E, 0D)
Destaques do Bayer Leverkusen: Berdn Leno, Derdiyok e Schürrle 
Destaques do Barcelona: Messi, Xavi, Iniesta e Fàbregas
Palpite: Leverkusen 1 x 3 Barcelona e Barcelona 5 x 0 Leverkusen - Barcelona passa

Impossível. É assim que definem os jogadores, torcedores e até mesmo o próprio treinador do Bayer Leverkusen, Robin Dutt, sobre o confronto contra o Barcelona, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões. Mas se vale de consolo para os alemães, o time catalão vive seu pior momento na era Guardiola. No domingo, perdeu para o Osasuna fora de casa, por 3 a 2 e ainda viu o maior rival, Real Madrid, abrir 10 pontos na liderança do campeonato espanhol. Apesar de tudo, vale ressaltar que o time de Pep Guardiola costuma crescer em decisões (dificilmente perde uma), deverá contar com a volta de Andrés Iniesta, além de sempre poder contar com o alienígena Lionel Messi. O Leverkusen, que deve ter Ballack no banco, tem como seu maior destaque, o meia-atacante Andre Schürrle, quem também pode tentar atrapalhar a máquina blaugrana no caminho de mais um título, é o brasileiro Renato Augusto, que acabou de retornar de lesão. Para o jogo de ida, os aspirinas não deve contar com Derdiyok, principal atacante da equipe.


Milan x Arsenal (15/02 - 17:45)
Volta: 06/03 - 16:45
Na fase de grupos: Milan (2V, 3E, 1D) - Arsenal (3V, 2E, 1D)
Destaques do Milan: Ibrahimovic, Boateng, Nocerino e Thiago Silva
Destaques do Arsenal: Robin van Persie, Alex Chamberlain e Thierry Henry (só para o jogo de ida)
Palpite: Milan 2 x 2 Arsenal e Arsenal 2 x 0 Milan - Arsenal passa 

Se houve alguma equipe capaz de jogar de igual para igual contra o Barcelona na temporada, além do Real Madrid, essa equipe foi o Milan. Apesar de ter tropeçado em alguns jogos do começo da temporada, e ter empatado como BATE Borisov, o Milan tem um time forte, que conta com um dos melhores atacantes do planeta, o sueco Zlatan Ibrahimovic, que costuma ser genial nos campeonatos nacionais, mas apenas razoável nos torneios internacionais. Se quiser passar pelo Arsenal, do monstro van Persie, Ibra terá que mostrar que também sabe brilhar na principal competições de clubes do mundo. A temporada não é das melhores para o Arsenal, que acumula vexames desde o inicio da temporada, mas tem uma grande chance de chegar longe na Champions League. Outros destaques do Milan nesta temporada são o volante-artilheiro Nocerino, o machucado Boateng e o monstro Thiago Silva, o melhor zagueiro do planeta. Pelo lado do Arsenal, o jovem Chamberlain vem acumulando ótimas atuações e deve começar jogando contra o Milan. O melhor confronto das oitavas de final, marca também a despedida do pequeno empréstimo de três meses (que rendeu 6 partidas e 3 gols ao jogador) do maior ídolo da história dos Gonners, o francês Thierry Henry, que já salvou a equipe do técnico Arsené Wenger nos acréscimos duas vezes, contra Leeds United e Sunderland. No confronto mais equilibrado das oitavas, fique de olho no confronto entre dois dos melhores atacantes dos últimos anos, Robin van Persie e Zlatan Ibrahimovic.


Zenit x Benfica (15/02 - 14:55)
Volta: 06/03 - 16:45
Na fase de grupos: Zenit (2V, 3E, 1D) - Benfica (3V, 3E, 0D)
Destaques do Zenit: Danny, Kerzhakov e Malafeev.
Destaques do Benfica: Gaitán, Rodrigo, Saviola e Pablo Aimar
Palpite: Zenit 1 x 1 Benfica e Benfica 2 x 0 Zenit - Benfica passa

Sem jogar há quase dois meses, o Zenit parece presa fácil para o Benfica que está voando na temporada. Após ficar em primeiro no grupo do Manchester United e ainda ver o Basel eliminando os diabos vermelhos, o Benfica chega forte para as oitavas de final e prometem chegar longe. Já o Zenit, há um bom tempo sem jogar, tem no rigoroso inverno russo, um grande aliado para passar pelo clube luso. Sem Danny, que ficará parado por 6 meses, o clube russo aposta todas as suas fichas no atacante Kerzhakov, artilheiro do último campeonato russo. Além de contar com bons jogadores como Denisov, Shirokov, Anyukov e Zyryanov, Bystrov, Semak e Lazovic. Do lado português, o recente crescimento de Rodrigo e as atuações de gala de Gaitán pela Champions League, fazem com que o time português se torne favorito. Outros jogadores como os argentinos Pablo Aimar e Saviola, o meia espanhol Nolito, o meia brasileiro Bruno César e o meia belga Witsel, podem fazer a diferença.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Ameaçado pelo rebaixamento e em dificuldades financeira, o Villarreal acertou em manter Nilmar?


No auge, e apesar de interesse do São Paulo, Nilmar deve ficar no Villarreal
Em grave crise financeira, o Villarreal precisa fazer caixa. E vender o atacante Nilmar seria uma das opções, já que clubes como Lazio e São Paulo estão interessados no jogador. As propostas chegaram. Várias do São Paulo, incluindo ou não Casemiro ou qualquer outro jogador nela, todas recusadas, até onde se sabe. Duas da Lazio, no último dia do mercado de inverno do futebol europeu. Uma de 7 e outra de 9 Milhões de Euros, ambas recusadas. E Nilmar ficou.

Nilmar, não é um fracasso no Villarreal, muito pelo contrário. Em sua primeira temporada no clube foi artilheiro  do clube no Campeonato Espanhol, com 11 gols. E na seguinte, foi ainda melhor, e com 18 gols marcados, formou, junto com Giuseppe Rossi, uma das duplas mais letais do futebol europeu, chegando as semifinais da Liga Europa e conseguindo um quarto lugar no Campeonato Espanhol. O que sempre assombrou Nilmar foram as lesões, que o acompanham desde o começo da carreira.

No começo da atual temporada, a diretoria vendeu um dos principais jogadores da equipe, Santi Cazorla, para o Málaga, por 20 Milhões de Euros, mas recusou ofertas altíssimas por Rossi e Nilmar, acreditando que a dupla teria uma temporada ainda melhor que a anterior. Mas não foi isso que aconteceu, ambos se lesionaram, o italiano, inclusive, está fora da temporada, e o time ficou ainda mais desfalcado.

Vexame na Liga dos Campeões, e na zona de rebaixamento do Campeonato Espanhol, a diretoria não viu outra solução que não fosse demitir Juan Carlos Garrido, e trouxe para o seu lugar, o treinador da equipe B, o ex-jogador José Francisco Molina, que até agora, vem conseguindo ajeitar a equipe, que já mostrou uma melhora significativa e não precisará se desesperar com o rebaixamento, pois o submarino amarelo conta com bons jogadores, que não fazem a mesma diferença que Nilmar e, principalmente, Rossi fazem, mas formam uma boa equipe, como o ótimo goleiro Diego López, o experiente zagueiro Marchena, o regular Marcos Senna, além dos bons meias Cani e Borja Valero -melhor jogador do time na temporada-, sem contar o atacante Marco Ruben, que sempre deixa seus golzinhos. Se Molina manter sua equipe com o padrão de jogo visto desde a sua chegada e Nilmar, principalmente, estiver bem fisicamente, a torcida do Submarino Amarelo não tem nada a temer.


Mais sobre o último dia da janela


- Para fortalecer o elenco, o Submarino Amarelo trouxe, no último dia de transferências da janela europeia, o meia/atacante, Martinuccio, por empréstimo, junto ao Fluminense. O jogador deve disputar posição justamente com Nilmar.

- Quem fez um ótimo mercado foi o ameaçado Queens Park Rangers, que de uma vez só, levou Djibril Cissé e Bobby Zamora.

- Destaque para o Porto, que repatriou Lucho González, além de contratar o atacante austríaco Mark Janko.

- Quem saiu do Porto para um centro maior foi o ótimo volante Guarín, que deverá ser titular na Inter de Milão. Chega por empréstimo com opção de compra ao fim da temporada.

- Thiago Motta, saiu da Inter e se junta a Alex, como os novos reforços do PSG.

- Na Alemanha, destaque apenas para a volta de Zidan ao Mainz 05, além da ida de Corluka para o Leverkusen e Lakic para o Hoffenheim.